A noção de espaço é abstrata mesmo. Não é uma entidade substancial, isto é, não é feito de coisa nenhuma, como o tempo. O espaço é como o interior de uma vasilha, só que sem a vasilha. É uma capacidade de caber. Há espaço onde algo pode ser colocado. Se você apertar a ponta do seu polegar contra a do indicador e conseguir expulsar todo o ar, entre eles não haverá espaço. Conceitualmente o espaço poderia ser vazio, isto é, não estar preenchido por conteúdo nenhum. Mas isto não existe no Universo. Qualquer região que possa caber alguma coisa é sempre preenchida, pelo menos pela radiação que atravessa o Universo todo. Pode não ter matéria, isto é, sistemas feitos de prótons e elétrons, quando será um vácuo. Um vácuo, porém, não é vazio. O espaço também é sempre preenchido pelo campo gravitacional e pelo campo do vácuo, ou "mar de Dirac". O primeiro é medido pela curvatura local do espaço e o segundo é o que dá azo ao surgimento espontâneo de pares de partícula e antipartícula.
Assim sendo, pode-se dizer, como você o fez, que o espaço, "emerge" de seu conteúdo, não existindo, fenomeologicamente falando, sem ele. O campo do vácuo e o gravitacional, realmente, são os constituintes básicos do Universo, a partir de que tudo se formou, começando com os bósons de Higgs e, depois, os quarks e antíquarks, os leptons e antileptons, os fótons e tudo o que existe. Esses campos surgiram indissociavelmente ligados, como aspectos de uma mesma realidade, o Universo, sendo a gravitação nada mais do que uma propriedade do espaço-tempo. Não existe um espaço vazio dentro do qual o Universo se coloca. O espaço é um componente do Universo, bem como o tempo.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Bem, ainda tenho dúvidas quanto ao conceito de espaço, pois me parece muito vaga e, alem disso, demasiado abstrato. Posso então pensar que ele algo emergente(uma flexibilização*) de seus constituintes, ou seja, não é os contituintes mas emerge dele
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário