Realidade, a princípio, é o conjunto de tudo o que, de fato, existe. Isto é, que está presente no mundo, independentemente de qualquer mente que o perceba ou conceba. Ou que não sejam meramente abstrações ou idéias, sem correspondência com algo existente objetivamente. Seria, pois, o conjunto dos seres, que são os entes existentes. Ente é aquilo que poderia existir, mesmo que não exista. Um cavalo é um ente real, logo um ser. Um unicórnio poderia existir, mas não existe, logo é um ente, mas não um ser. Já um círculo quadrado nem é um ente, pois não poderia existir. Da mesma forma, espíritos e deuses poderiam existir, logo são entes. Se, de fato, existirem, seriam seres e, portanto, reais.
Todavia este conceito precisa ser aprimorado para levar em conta outras categorias. Os eventos, os valores, os números, por exemplo, existem? Sim, é claro. Mas não são entes. Da mesma forma as normas (leis etc), instituições... Existem? São reais? E o que dizer das ações, modos, qualidades, relações, atributos, idéias, conceitos, palavras, juízos, proposições... Isto existe? É real?
Para abarcar todas as possibilidades de existência é preciso estabelecer categorias de realidade. Assim temos uma realidade "real", isto é, concretamente independente de mentes, como a dos objetos físicos, seres vivos, espíritos e deuses, se existirem e uma realidade "abstrata", só existente no interior de mentes que as concebam, mesmo que haja um consenso entre muitas mentes a respeito do significado de cada elemento dessa realidade. Neste último caso incluem-se os valores, os números, as relações, as normas, as instituições, os conceitos, as proposições e outros que tais. Mesmo neste caso, podem haver casos de conceitos irreais, como o círculo quadrado, um líquido sólido ou um mineral vivo.
Um problema importante, ligado à realidade, é o problema da verdade. Concebida como a adequação do discurso à realidade, a verdade pode ser objetiva ou subjetiva. Esta é a adequação entre o discurso e a percepção individual da realidade e aquela com a realidade em si mesma. O problema é como conhecer a realidade em si mesma, se só temos acesso a suas percepções. A solução é adotar como mais próxima da realidade em si, o consenso mais amplo das percepções de muitas mentes.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 23 de janeiro de 2011
O que é a realidade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário