sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Claro, não só humanas e arte, mas é o mais importante. E é, aliás, uma grande besteira que matérias de exatas sirvam como porteira de acesso ao ensino superior. Devem ser sim incentivadas no ensino fundamental, mas no médio o aluno já sabe o que quer.

Não é besteira não. Os conhecimentos no Ensino Médio, em todas as áreas, são elementares e necessários para qualquer pessoa se colocar no mundo, entendendo-o. No Ensino Médio o aluno não sabe o que quer ainda não. É preciso inteirar-se de tudo, inclusive mais ainda do que é dado nas escolas, que deixam de fora muita coisa importante para a vida da pessoa, como uma cultura geral sobre literatura universal, artes plásticas e música clássica, por exemplo, além de habilidades práticas, como eletrotécnica, eletrônica, marcenaria, hidráulica, mecânica, construções, corte e costura, culinária, jardinagem, horticultura, primeiros socorros, contabilidade, direito, administração, economia, informática. Outras coisas que ficam de fora são astronomia, cosmologia, geologia, meteorologia, que poderiam ser abordadas em uma disciplina de geociências. Psicologia também é importante, além da sociologia e da filosofia. Em suma, o Ensino Médio tem que formar a pessoa para a vida. E isto inclui, certamente, matemática, física, química e biologia. Para todo mundo. Teria que ser dado em tempo integral, sem esquecer os esportes, dança, teatro, natação, direção de veículos e coisas assim. Sem esquecer que é essencial dar uma proficiência completa em inglês e, se possível, em outra língua estrangeira também. Com os modernos recursos pedagógicos, em um projeto semelhante à "Escola da Ponte" de Portugal, tudo isso pode ser visto nos doze anos da Educação Básica, sem problemas e sem dispêndio de muito tempo e esforço. Mas, é claro, com algum esforço e gasto de tempo.

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