sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Por que acha que derivadas e integrais deveriam ser introduzidas logo no Ensino Médio? E em que série,especificamente?

O estudo da variação das funções, que é o que fazem as derivadas e integrais, é uma das mais poderosas ferramentas de análise matemática de dados para qualquer finalidade. Deixar este conhecimento apenas para quem for fazer algum curso superior da área de ciências exatas é subtrair aos outros um poderosíssimo recurso. Isto pode, com tranquilidade, ser visto no segundo semestre da terceira série do Ensino Médio. Sempre me batí por esta concepção, bem como pelo ensino da Física Moderna no nível médio. Outro fator que indica esta providência é o fato de que a fronteira do conhecimento, em todas as áreas, está cada vez mais avançando em abrangência e complexidade. Para que não se percam muitos anos da vida preparando-se para ela, até o nível de pós-doutorado, é imperativo que os conteúdos sejam apresentados em níveis mais elementares, passando o início do nível médio para o fim do fundamental, o início do superior para o fim do médio, o início do mestrado para o fim da graduação, o início do doutorado para o fim do mestrado e o pós-doutorado para o fim do doutorado, deixando o pós-doutorado para o que de novo está surgindo. Para isso estão aí os modernos recursos pedagógicos, neuróbicos e informáticos, que permitem maximizar a assimilação de conhecimentos e o domínio de habilidades em menor tempo e com melhor proveito, maior eficiência e máxima eficácia.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails