quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

http://www.formspring.me/wolfedler/q/156904050829335892 Um bom livro para se entender um pouco sobre a história da filosofia é " O Mundo de Sofia". Recomendo a leitura, principalmente para crianças e adolescentes. É muito didático!

Sim, concordo. Mas acho muito romanceado. Gosto mais de pegar um texto mais teórico. Para quem não está acostumado, pode parecer árido, mas é mais exato. As palavras sempre têm um sentido bem preciso e a argumentação é estritamente lógica, sem fazer uso de figuras de linguagem, nem analogias, nem alegorias. Para mim, que me delicio com demonstrar teoremas matemáticos, acompanhar uma argumentação filosófica é quase como ler um romance. E é melhor para instigar a inteligência, pois a leitura, sendo difícil, isto é, exigindo atenção e acompanhamento do raciocínio, estimula a formação de conexões sinápticas. Tudo que facilita emburrece. Um texto denso, todavia, não precisa ser esteticamente feio nem enfadonho. Pode e deve, perfeitamente, ter uma boa qualidade literária. É o que acontece com Bertrand Russell. A precisão e exatidão têm que ser acompanhadas de clareza, concisão e coerência, objetividade, elegância e estilo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails