domingo, 27 de fevereiro de 2011

Meus professores de química dizem que massa e energia são a mesma coisa. Está certo?

Não. Energia é o atributo dos sistemas físicos que os capacita a realizar tarefas, isto é, promover alterações em outros sistemas ou em si mesmos. Este atributo é proveniente do movimento e das interações existentes. É um atributo quantificável por uma grandeza, também chamada de Energia, que é, não só relativa, mas também de calibre, isto é, depende do referencial em que é medida e da escolha no nível nulo de energia. Massa, por sua vez, é o atributo dos sistemas físicos que lhes confere uma resistência a alterar seu estado de movimento e de nível de energia interna, em virtude de interações a que sejam sujeitos. Também é quantificável por uma grandeza igualmente denominada massa. A massa está relacionada com a energia, pois o valor da massa de um sistema inclui o total de energia interna possuida pelo sistema, convertida em massa pela equação E=mc². Se o sistema for fragmentado, parte de sua massa é convertida em energia, pela mesma equação, quer em energia de movimento (cinética) quer de interação (potencial). A energia térmica nada mais é do que as energias cinéticas e potenciais internas caóticas de um sistema. Mas se o sistema for uma partícula elementar não decomponível, como um elétron, então sua massa não pode ser convertida em energia, exceto se ele se aniquilar com sua antipartícula, quando a massa das duas se transformará na energia que os fótons resultantes da aniquilação levarão consigo. Note-se que não se pode falar em transformação de matéria em energia, mas sim de massa em energia, pois matéria e energia são conceitos de categorias diferentes, como luz e som. Matéria é um dos constituintes do Universo, como a radiação e os campos, e energia não. Energia é um atributo dos constituintes, como a extensão, localização, movimento, carga, massa, spin e outros. Outra característica interessante da massa é que ela é rigorosamente proporcional, para qualquer sistema, à carga gravitacional ativa e passiva do sistema, de modo que esta carga também é chamada de massa e medida com as mesmas unidades. A carga gravitacional, de modo similar à carga elétrica, é o atributo que provoca a ação gravitacional de um sistema sobre outro, também quantificável por uma grandeza de mesmo nome.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

Ailton Dias disse...

É correto dizer que atividades intensa do Sol acumula energias no núcleo da terra, e essas energias são revertidas em aceleração nos movimentos das placas tectônicas?

Ernesto von Ruckert disse...

Não. A energia solar absorvida pela Terra atua apenas em sua superfície, nos oceanos e na atmosfera. O movimento das placas tectônicas provém de interações devido a correntes de convecção do magma, que promovem trocas de energia do próprio interior do planeta.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails