quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Na sua opinião, pq e importante investir em educação?num teste feito com 40 países, entre pobres e ricos, o brasil ficou nas ultimas posições. que sugestões vc daria aos governantes para q essa situação mudasse? Passar bem,obrigado :)

Sempre tenho batido na tecla de que educação tem que ser a primeira prioridade do governo. Antes da saúde, dos transportes, da energia, das comunicações, do emprego, da habitação, da segurança e do que quer que seja. Não que esses itens devam ser esquecidos, mas que, antes de tudo, educação. Porque povo educado e instruído é povo que reflete e questiona, tendo consciência da sua situação e dos malfeitos dos políticos, empresários e detentores do poder em geral. Assim exige e, pelo voto, escolhe corretamente seus representantes. Além do mais, como já está sobejamente demonstrado pela experiência da Coréia do Sul, por exemplo, é investindo maciçamente e permanentemente em educação que a sociedade consegue reverter sua estagnação econômica e prosperar.
O que fazer no caso do Brasil?
Antes de tudo, planejar para um prazo extenso e cumprir firmemente os propósitos como política de estado e não de governo, pois a solução não sai em menos de meio século ou mais.
Alocar para a educação valores vultosos mesmo do orçamento, tipo um quarto da arrecadação.
Estancar os desvios de verbas por meio de punições exemplares, tipo confisco de bens, cassação definitiva dos direitos políticos e prisão sem regalias por trinta anos.
Instituir uma política que valorização da profissão do magistério com salários não apenas dignos, mas atrativos mesmo, de modo que as melhores cabeças prefiram ser professores do que médicos, advogados ou engenheiros. Estou falando em dedicação exclusiva e salário inicial de cinco mil para o fundamental, sete mil para o médio e dez mil para o superior, chegando a quinze ou vinte mil (é uma ideia a ser estudada). Isto seria feito com a criação de uma nova carreira de magistério. O provimento dos cargos tem que ser feito por um concurso super bem planejado e aplicado com rigor e a manutenção neles condicionada a uma avaliação bianual de competência, dedicação e resultados. Os atuais professores ficariam num quadro em extinção, sem a melhoria salarial, apenas com os reajustes, e poderiam ascender à nova carreira fazendo os mesmos concursos abertos a todo mundo. Quem não tiver competência arranje outra ocupação na vida.
Estabelecer o sistema de horário integral, semelhante aos CIEPS do Brizola para todas as escolas.
Reformar os prédios das escolas atuais e construir novas para atender a exigência de horário integral.
Equipar essas escolas com os modernos recursos pedagógicos e treinar os professores para usá-los proveitosamente.
Reestruturar os currículos de forma a que atendam as necessidades atuais da sociedade, incluindo o aprendizado de habilidades práticas, como condução de veículos, eletrotécnica, marcenaria, informática, inglês prá valer e coisas assim.
Estabelecer um regime disciplinar rigoroso para coibir sem tergiversar indisciplinas, uso de drogas e outros problemas que se dão nas escolas.

Bem... essas são algumas sugestões que eu considero viáveis e passíveis de implementação se houver vontade política vigorosa e sentimento de construção de uma nação forte, digna, pujante e honrada, da qual seus habitantes possam se orgulhar de fazer parte. E não se preocupar com os louros do empreendimento para si, o governante, pois eles só serão colhidos depois que ele já estiver morto há tempos.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails