sábado, 6 de agosto de 2011

Você acha que a psicoterapia é algo realmente viável para pessoas que queiram examinar suas áreas emocionais e sociais que as estão afetando no dia-a-dia ou em situações específicas?

A psicanálise tradicional, para mim, é um processo extremamente demorado e caro, só acessível à elite. Além disso tenho minhas dúvidas sobre sua eficácia, já que eficiente não é mesmo. Mas aprecio a psicologia evolucionista, bem como o uso de múltiplos procedimentos, de forma eclética. Apesar de minha concepção de que a psicologia precisa estar embutida na neurologia e todo psicólogo deveria ser, primeiro, médico, considero que psicoterapia seja válida, mesmo quando associada a terapias medicamentosas. É importante que a pessoa explicite sua mente e só um profissional é capaz de induzi-la a isto. Mas ele tem que participar e orientar mais positivamente do que um psicanalista normalmente faz. E ser mais rápido em obter resultados. Inclusive porque acho que a simples explicitação dos sentimentos inconscientes, sem um apoio e uma orientação na sua interpretação e diretrizes para a conduta a ser tomada a respeito, pode ser pior ainda para o paciente.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails