sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Olá Ernesto, li a ultima pergunta e me identifiquei com a situação. Curso o segundo ano do Enstino Médio, sou apaixonado por Cosmologia e Astronomia; Sendo realista, em que áreas eu devo apostar e quais são os primeiros passos que devo dar? Obrigado

Astronomia, que eu conheça, só tem graduação na UFRJ, na USP e na UFS (Sergipe). Mas você pode fazer bacharelado em Física e Pós-Graduação em Astronomia na UFMG, UFRJ, ON, IAG ou INPE. Quanto à Cosmologia e a Astrofísica, é só Pós-Graduação, para quem se graduou em Física ou Astronomia. Geralmente é uma opção do Mestrado e do Doutorado em Física. Recomendo o CBPF e a USP, mas há outros bons. Veja esta lista e consulte em cada universidade as áreas oferecidas:
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10500006&descricaoArea=CI%CANCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=F%CDSICA&descricaoAreaAvaliacao=ASTRONOMIA+%2F+F%CDSICA .
Acho mais interessante fazer o bacharelado em Física, o mestrado em Astrofísica e o Doutorado em Cosmologia. Mas você deve cursar disciplinas optativas de Astronomia na graduação e de Cosmologia no mestrado.
Certamente que você só poderá trabalhar como pesquisador em Universidades e Institutos de Pesquisa, pois não há empresas que contratem astrônomos e cosmólogos. Para passar nos concursos você terá que ter sido um aluno de destaque nos cursos, com um excelente histórico escolar (notas e conceitos altos), além de ter participado de projetos de pesquisa de iniciação científica, participado de congressos, encontros e seminários e feito algumas publicações em revistas especializadas. Isto você se inteirará durante os cursos. O assunto é fascinante mesmo. Vale a pena se dedicar a isto.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails