(continuação) deve-se censurar informações por serem potencialmente perigosas à sociedade? Falo no contexto do preconceito, da discriminação, da eugenia, do etnocentrismo etc. Considero um assunto bem delicado. Obrigado.
Resposta: De modo nenhum. A verdade tem que ser sempre dita. Seja politicamente correta ou incorreta. Isso não significa que se devam tomar posições discriminatórias em relação a quem quer que seja. Mas não se pode ocultar a verdade nunca. O que é preciso e se ter uma atitude ao mesmo tempo científica e humanista. Se existem diferenças a respeito de qualquer aspecto entre grupos humanos de qualquer categoria, elas devem ser conhecidas, inclusive para que sejam enfrentadas e diminuídas. Não considero que nada justifique a ocultação de nenhuma verdade. É o que acontece quando se mente para um paciente que está condenado. Isso é um absurdo. A pessoa tem que saber que tem pouco tempo de vida para se organizar e aproveitar esse tempo. Se pensar que está tudo bem vai continuar vivendo normalmente e esse não é o caso. A verdade é um bem maior do que qualquer conveniência.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Pesquisas de psicologia, antropologia, sociologia e etologia podem revelar verdades desagradáveis, politicamente incorretas. Quando as estatísticas segregam grupos por gênero, etnias ou outro fator, podem gerar aversão ou discriminação. Nesse caso,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário