Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Ateu é contraditório / Já que ser ateu é duvidar da existência do que não possa ser apresentado de forma física,e sem provas,seriam eles descrentes também do amor em todas as suas formas? vejo o amor apenas para a preservação da especie.
Nada disso. Não há contradição nenhuma porque o ateísmo não é duvidar da existência do que não possa ser apresentado de forma física e sim considerar que entidades sobrenaturais não existam, como deuses, almas, anjos, demônios e similares. Mas nem tudo o que sobra é físico. Existem as abstrações, as ideias, os conceitos, os valores, os sentimentos, as normas. Tudo isso é real e não é físico. Físico é a matéria, os campos, a radiação, o espaço, o tempo, as estruturas, e as ocorrências que se dão com elas. Amor, justiça, bondade, bem como maldade, e tudo isso são realidades. Amor não é só sexo, mesmo que o sexo seja um ingrediente essencial do amor erótico. Ateísmo não é niilismo. Há ateu que é niilista, mas são conceitos distintos. Niilismo é a concepção segundo a qual, se não há Deus, céu nem inferno, então tudo é permitido. Se não há alma, então não há sentimento. Isso não é verdade. A convivência social não permite que tudo possa ser feito e os sentimentos são ocorrências psíquicas, sendo o psiquismo uma decorrência do funcionamento do substrato biológico da mente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário