terça-feira, 5 de junho de 2012

O que é força no sentido físico? A força gravitacional é uma força? Se não, como chamar o fenômeno que ocorre em um campo gravitacional e que normalmente se diz força gravitacional? Se não é força, pq é chamanda de uma das 4 forças básicas?

Força é uma grandeza que mede a intensidade das interações mecânicas, isto é, que alteram o movimento ou provocam deformações. A quantidade das interações ao longo do tempo é medida pelo impulso e ao longo do espaço pelo trabalho. A quantidade de interação térmica é medida pelo calor trocado. Por extensão, se algo provocar alteração no movimento ou deformação, sua intensidade também pode ser chamada de força, mesmo que não provenha de uma interação. As interações são as ações mútuas entre os sistemas físicos. No caso da gravidade, existem duas descrições para o fenômeno. A clássica e a relativística. Na descrição clássica a gravidade é uma interação, mediada pelo campo gravitacional. Na descrição relativística, a gravidade é uma manifestação de inércia em espaços com curvatura e não uma interação. Alguns experimentos confirmam que a descrição relativística é mais correta, como a medida da precessão do periélio de Mercúrio e o desvio da luz estelar em torno do Sol, observado em eclipses. Todavia, para a maioria dos propósitos, a descrição clássica é satisfatória, inclusive para a navegação interplanetária. Mas, por exemplo, a determinação da posição de um local por meio do rastreamento por satélite, (GPS - Global Positioning System) requer o uso de equações da Relatividade Geral (http://www.phys.lsu.edu/mog/mog9/node9.html).
No contexto quântico, pode-se considerar que a gravidade seja quantizada ou não. Se não, seu efeito será dado pela curvatura do espaço, ficando ela sem ser uma interação. Se sim, o espaço não terá curvatura, mas a gravidade será quantizada como uma interação. As propostas de quantização da gravidade, ou do espaço-tempo, ainda não atingiram um estágio de aceitação como teorias validadas. Assim, por enquanto, o que se tem como estabelecido é que a gravidade não seja uma interação e o espaço-tempo não é quantizado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails