terça-feira, 5 de junho de 2012

Você, prof., considera música erudita 'superior' as demais, a despeito do gosto musical ser 'subjetivo'? Por quê?

Também gosto de música popular, como Bossa Nova, Samba, Tango, Bolero, Easy Listening, Canções Napolitanas e outras. Mas acho a música clássica superior porque envolve um processo criativo mais cerebral, mais elaborado, porque é mais sutil em seu desenvolvimento melódico, harmônico, rítmico, tímbrico e estrutural. Essa junção de sensibilidade e inteligência faz com que a apreciação da música clássica seja algo muito mais saboroso. Porque você tem que ficar prestando atenção no fraseado melódico, na harmonia, no contraponto, se houver, em tudo. Você não "ouve" música clássica. Você tem que "escutar" com toda a atenção, sem fazer mais nada. É muito mais inebriante do que a popular. É como comer comida ou tomar um vinho francês. Ou ler um romance de Stendhal. Como andar em um BMW ou trajar um terno Armani.
Certamente que cada um gosta do que preferir. Eu, pessoalmente, aprecio mais a música clássica e a acho superior. Mas não acho que todo mundo deve achar como eu. Gosto de muita coisa que outros não gostam, como música clássica, óperas, física, matemática, cosmologia, filosofia, poesia, vinho. Por outro lado, não gosto de muita coisa que outras pessoas gostam, como futebol, esportes em geral, fofoca, política partidária (mas filosófica sim), negócios, finanças, carnaval e muito mais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails