Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Todos nós entendemos intuitivamente o que significa o fato de que o universo tenha múltiplas dimensões espaciais. Mas tendo em vista o requisito de mais de uma dimensão espacial, será possível que existam outras dimensões temporais além de uma conhecida?
Todas as propostas de teorias em que o Universo tenha mais de três dimensões espaciais, continua tendo apenas uma temporal. A questão é que o conceito de tempo é o de uma entidade sequencial, isto é, ordenada. Ou seja, sempre tem que ser possível, em um dado referencial, dizer se um momento é anterior ou posterior a outro. Em referenciais diferentes pode haver inversão da anterioridade e posteridade, mas não no mesmo. E isso só acontece ao longo de uma única dimensão. Se houver duas dimensões temporais, por exemplo, não há como dizer que um evento, caracterizado por duas coordenadas temporais, seja anterior ou posterior a outro, no mesmo referencial. É o que ocorre com os números complexos, sobre os quais não se pode estabelecer a relação de ordem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário