Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Durante uma guerra, acha que a população tem poder suficiente para acabar com ela buscando a paz, ou isso só acontesse após muita destruição e mortes?
Tem, se houver um movimento de derrubada do governo, como aconteceu na Rússia durante a primeira guerra mundial. Se bem que não se acabou com a guerra, porque os alemães continuavam a agredir a Rússia e ela tinha que se defender. A guerra acabaria se tanto na Rússia quanto na Alemanha, os governos tivesse sido derrubados: o do Czar e o do Kaiser. O problema das guerras está com o agressor. Quem se defende não pode ceder a não ser que seja derrotado. Mas quem agride são os governos e não o povo. Então o povo pode, se não concordar, até mesmo usar a mobilização militar para derrubar o governo e acabar com a guerra. Na prática isso não é nada fácil, porque, em geral, os militares e políticos que querem a guerra contam com o apoio do empresariado, que, afinal, é quem manda em tudo no mundo, até que isso seja revertido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário