Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
É possível fazer alguma estimativa do "tamanho" da concentração do Universo no momento do Big Bang? Por exemplo: o Big Bang era do "tamanho" ou "menor" que um átomo? Como se pode medir essa extensão ou espacialidade? (acho q a questão ñ fui bem elaborada Prof. mas só consegui pensar nesse termos) André Vareiro
Se o Universo for infinito, como parece que é, pelos dados mais recentes, ele sempre o foi, mesmo no início. Mas se ele não é, em verdade não dá para saber, pois só se tem acesso ao "Universo Observável" e o Universo pode se estender muito além. Esse universo observável, que é até onde a luz deu tempo de chegar aqui, desde o surgimento do Universo, atualmente vai até 46 bilhões da anos-luz de nós (92 bilhões de anos-luz de diâmetro). Poderia parecer que, como um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano e o Universo surgiu ha 13,8 bilhões de anos, a fronteira do universo observável deveria estar a 13,8 bilhões de anos de nós. Mas é que, enquanto isso, o Universo se expandiu, daí a diferença. Dados sobre a radiação de fundo permitem concluir que o Universo se expandiu 1292 vezes, desde que ela foi gerada, quando o Universo tinha só 379 mil anos, o que daria para o universo observável um diâmetro de 72 milhões de anos-luz, então. Mas até isso, a expansão foi muito maior, pois abrangeu o período inflacionário, em que a expansão foi de 10^26 vezes. Isso durou de 10^-36 a 10^-32 segundos, ou seja, 10^-32 segundos. Multiplicando os dois fatores, temos 10^29 vezes. Sendo 92 bilhões da anos-luz igual a 8,7E26 metros, dividindo pelo fator 10^29, teríamos 8,7 mm para o diâmetro do universo observável no Big Bang. Mas pode ser menor ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário