Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Ernesto, você acredita que, quando os animais evoluírem o suficiente para obterem inteligência e racionalidade, poderão então se voltar contra os humanos? Haveria guerras? O nossa reinado sobre a Terra acabaria? Um quadro deste gênenero já foi simulado em Animal Farm, do Orwell. Fábrica de Panela.
Pode ser que alguma espécie animal vá evoluindo até gerar uma espécie inteligente. Mas isso não seria imediato e sim após vários passos evolutivos, o que demandaria dezenas de milhões de anos. E também seriam algumas poucas espécies, possivelmente primatas mesmo. Se bem que poderiam ser outras, inclusive cefalópodes. Até lá, possivelmente, os humanos também teriam evoluído para outras espécies, que também poderiam coexistir conosco. Quanto ao fato de haver disputas ou colaboração, isso é impossível de se saber. Se os neandertais não tivessem sido extintos, atualmente nós teríamos duas espécies inteligentes coabitando o planeta. Não há como saber se seriam inimigas ou amigas. No passado foram inimigas, mas isso poderia mudar. Outra coisa é que não somos a espécie dominante no planeta. Pensando bem, acho que, dentre os animais, as formigas é que dominam o planeta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário