terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O que o senhor acha de pessoas extremamente capitalistas?‎ Victor Vaz

Que são extremamente egoístas, e, para mim, completamente desprezíveis. Para mim, nem são humanas. A humanidade está na generosidade, no compartilhamento, na solidariedade. O capitalista quer ser um vencedor, pela derrota dos concorrentes. O que eu almejo é o crescimento, o progresso e a prosperidade de todos. Esse espírito de colaboração, para que todos melhorem, não é típico do capitalismo, que estimula a competição e os vencedores. E para haver vencedor tem que haver perdedor. Isso é que eu não concordo. Outra coisa é que o capitalismo considera a existência de classes econômicas: a dos patrões capitalistas e a dos trabalhadores, empregados assalariados. Para mim não deveria haver empregado nenhum. Todos os trabalhadores teriam que ser seus próprios patrões e donos do capital da empresa em que trabalham. Sem distinção de classes, apenas de funções. Um capitalismo totalmente distribuído, sem grandes detentores de capital. Até que o capital deixe de ser financeiramente considerado, o dinheiro e a propriedade sejam abolidos, por falta de necessidade e a economia passe a ser a ciência da produção e da distribuição de bens, sem intermediação financeira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails