sábado, 21 de dezembro de 2013

Defina essência segundo sua concepção de mundo e me diga se ele é necessária para a existência do ser ou se é o ser necessário para a existência da essência.‎ Daniel Alves Rodrigues

Fiquei um pouco confuso em relação a definição de ser e essência definida pelos filósofos existencialistas, são conceitos diferentes.
O que te respondi anteriormente já responde estas perguntas:
http://ask.fm/wolfedler/answer/68643331101
Ente é algo concebível como possível de existir objetivamente, mesmo que não exista. Ser é o ente que, de fato, existe, objetivamente, isto é, independentemente de mentes que o concebam. Essência é a propriedade de um ente ou ser que diz o que o caracteriza como tal, isto é, sem a qual ele não é o que é. Essência não está categorizado como algo passível de existência independente. Como uma propriedade, digamos, volume, não existe por si mesmo. Só existe o volume de algo. Não existe "volume" sozinho. Como não existe "energia" que não seja energia de algo. Da mesma forma não existe "essência" que não seja essência de algo. Todo ente e todo ser só é o que é em função de sua essência. Mas o ser, só é ser, se tiver existência. Não há ser que não exista. Por isso digo que Deus é uma entidade e não um ser, uma vez que não existe. Existir, no caso, está significando existência objetiva e não, meramente, conceitual.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails