Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Sabendo-se que uma atitude antiética é aquela que está conforme as regras, porém não é bem vista pelos outros; você considera o antiético injusto ou justo? Depende da situação? E por que? (crédito: @ehbelgian ) Difusão Mental
Estar conforme ou disconforme as regras não é o que é ético ou antiético e sim o que é moral ou imoral. A moral é que prescreve o que se pode ou não se pode fazer. A ética estabelece o que seja certo ou errado, bom ou ruim. justo ou injusto. Portanto ser ético é sempre ser justo. Mas ser moral pode ser injusto e algo imoral pode ser justo. A ética acompanha a justiça e mais ainda: a bondade. Porque a ética prescreve o que maximize a felicidade para o maior número de seres; impede que se cause dano, dor, sofrimento, prejuízo, tristeza a não ser que seja para promover um bem maior; estabelece o que possa ser erigido como norma universal, a ser prescrita para todos e só permite que seja feita uma ação que gostaríamos que a nós mesmos fosse feita. Ser bom é mais do que ser justo, pois todo bom é justo e o justo nem sempre é bom. Aí reside a sabedoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário