Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 27 de abril de 2014
dizer que uma pessoa é equivocada porque acredita em deus é uma das coisas mais egocêntricas que alguém pode dizer. não se pode comprovar a existencia de deus, e nem o contrario. cada um é cada um. se você nao crê, ótimo, mas não saia dizendo que quem crê está equivocado. isso é, SIM, desrespeito.
Claro que não. Se eu estou plenamente convencido (mas não certo) de que Deus não existe, é claro que tenho que considerar que quem considere que exista está equivocado. Isso é uma decorrência lógica de meu modo de pensar. Desrespeitoso seria eu dizer que essa pessoa fosse burra ou ignorante. Pode ser que alguma o seja, do mesmo modo que ateus podem o ser. Mas não é por isso que acreditariam em Deus. Se eu achasse que quem cresse em Deus não estivesse equivocado, estaria achando que a crença em Deus fosse correta. E eu não acho, mesmo que considere que possa estar errado. Por coerência com minhas convicções, sou obrigado a considerar que crer em Deus seja um equívoco. Isso não deslustra ninguém e eu não digo que o faça. Mas que pense que seja um equívoco eu penso e, pensando, tenho que afirmar. Absolutamente não estou desrespeitando ninguém ao dizer que considero que esteja equivocado. Não só em relação à existência de Deus como em relação ao que quer que seja. Aliás, estou sendo educado. Isso eu fazia, inclusive, em relação a meu pai, que foi a pessoa que mais admirei na vida e por quem nutria um profundo afeto e respeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário