domingo, 27 de abril de 2014

dizer que uma pessoa é equivocada porque acredita em deus é uma das coisas mais egocêntricas que alguém pode dizer. não se pode comprovar a existencia de deus, e nem o contrario. cada um é cada um. se você nao crê, ótimo, mas não saia dizendo que quem crê está equivocado. isso é, SIM, desrespeito.‎

Claro que não. Se eu estou plenamente convencido (mas não certo) de que Deus não existe, é claro que tenho que considerar que quem considere que exista está equivocado. Isso é uma decorrência lógica de meu modo de pensar. Desrespeitoso seria eu dizer que essa pessoa fosse burra ou ignorante. Pode ser que alguma o seja, do mesmo modo que ateus podem o ser. Mas não é por isso que acreditariam em Deus. Se eu achasse que quem cresse em Deus não estivesse equivocado, estaria achando que a crença em Deus fosse correta. E eu não acho, mesmo que considere que possa estar errado. Por coerência com minhas convicções, sou obrigado a considerar que crer em Deus seja um equívoco. Isso não deslustra ninguém e eu não digo que o faça. Mas que pense que seja um equívoco eu penso e, pensando, tenho que afirmar. Absolutamente não estou desrespeitando ninguém ao dizer que considero que esteja equivocado. Não só em relação à existência de Deus como em relação ao que quer que seja. Aliás, estou sendo educado. Isso eu fazia, inclusive, em relação a meu pai, que foi a pessoa que mais admirei na vida e por quem nutria um profundo afeto e respeito.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails