Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Professor, queria saber sua opinião sobre grande nomes da ciência atual, como Neil deGrasse Tyson e Stephen Hawking, que na hora de divulgar a ciência passam para o público a visão pessoal deles de que Filosofia é inútil.. Queria saber pq eles pensam assim? e pq estão errados?
Tyson não é um cientista e sim um divulgador, e muito bom. Hawking tanto é um cientista quanto um divulgador. Suas opiniões sobre a Filosofia, como a de Feynman não procedem. Acho que eles não sabem o que seja Filosofia e se baseiam em alguns filósofos de cujas concepções divergem. Mesmo que eu considere que a Filosofia deveria se valer de critérios semelhantes aos da Ciência para validar suas proposições, não acho que elas sejam inválidas e nem desnecessárias. Há questões que, por enquanto pelo menos, não se encaixam no que a Ciência seja capaz de dar resposta. Nem por isso são menos importantes. E nem pelo fato de que as respostas têm que ser obtida por meio de reflexões e raciocínios e não por meio de observações e experimentos elas não sejam menos corretas. O problema é que, em geral, ficam sujeitas a um critério de opinião para serem aceitas ou não. Por isso é que advogo que seria preciso, em cada caso, elaborar-se algum teste de falseabilidade que pudesse descartar as respostas incorretas e se obtivesse a mais aceitável possível. Isso seria benéfico para a Filosofia e eliminaria as maiores fontes de rejeição dos cientistas em relação a ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário