Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Professor, se vc acha a Bíblia um livro tão inútil e fracassado (pela suas respostas) porque será que ela sobreviveu por mais de 2 mil anos? Me dê alguma prova concreta;
A Bíblia não é um livro fracassado. Ela é um livro equivocado. Isto é, muito do que ela diz não é verdade. Ela sobreviveu porque sempre foi do interesse dos poderosos que o povo se portasse como cordeiro e a Bíblia, justamente, inibe qualquer contestação do poder religioso, que se alia ao político e ao militar. Os grandes movimentos libertários e progressistas, justamente, sempre se opuseram às religiões, pelo menos às estabelecidas, como aconteceu com a reforma protestante, mesmo que fosse cristã e bíblica, mas pregava a interpretação pessoal da Bíblia e não a eclesiástica. Isso também se deu com a Revolução Francesa e a Revolução Comunista. Essas três revoltas, que o Plínio Corrêa de Oliveira chama de "A Revolução", se deram, justamente, em oposição ao "estabelecimento" religioso. O povo, em geral, gosta de acreditar na existência de algum poder superior ao qual possa recorrer contra o poder terrestre, muitas vezes hostil a ele. Isso inclui, não só a dominação política e econômica, mas as doenças, as pestes, as catástrofes naturais e tudo o que as pessoas não conseguem controlar em suas vidas. A Bíblia, o Corão e as demais "Escrituras Sagradas" acenam com uma realidade capaz de vencer esses obstáculos e atender às súplicas das pessoas. Não há dúvida de que façam sucesso. Como os atuais "manuais de auto-ajuda". Todavia, à medida que o povo vai se tornando cada vez mais esclarecido, esses apelos vão diminuindo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário