A existência do livre arbítrio não é uma crença, é uma constatação. Não só a partir da introspecção como também da observação do comportamento de outras pessoas. Tal fato não poderia se dar se o Universo fosse determinista, como a mecânica newtoniana considera que seja. Somente se pode considerar a possibilidade de escolhas se a própria natureza oferecer essa possibilidade. E isso advém do fato de que os eventos não determinam o que provocam, havendo sempre um leque de possibilidades. A conjugação de inúmeras escolhas de inúmeros eventos elementares é que faz acontecer algum evento complexo, como uma decisão da vontade e sua execução. Todavia não é a equação de Schrödinger que estabelece o indeterminismo. Ela é uma equação determinista que prevê a evolução da função de onda de um sistema. A interpretação de que o valor absoluto quadrado da função de onda mede a densidade de probabilidade é outro postulado da mecânica quântica.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Como tem certeza de que temos livre arbítrio? É uma crença sua? Você diz que é por causa do indeterminismo quântico, mas eu não consigo ver nenhuma relação. O que o fato da natureza ser "aleatória" tem a ver com nossas decisões? Quem rege esse "aleatório" é a eq de schrodinger, não nossa mente. 03/10/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário