Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
"Tal fato não poderia se dar se o Universo fosse determinista, como a mecânica newtoniana considera que seja." Por que? Como sabe que num universo determinista não se poderia ter a ilusão de livre arbítrio? Ninguém entende nada de consciência, acho muito forte afirmar essas coisas. 03/10/2015
Claro que se o universo fosse determinista não haveria livre arbítrio. O determinismo implica em que tudo o que acontece seja consequência do que estava acontecendo antes e das leis que regem o comportamento do mundo. Como o pensamento é decorrente do funcionamento químico e elétrico das células cerebrais e isso vem das interações entre átomos, sendo elas deterministas, os pensamentos todos serão rigorosamente previstos pela configuração e pelo estado (conjugado com as leis naturais) que se apresentam no instante anterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário