quinta-feira, 30 de junho de 2016

Professor, em que medida faz sentido combater a desigualdade econômica em um mundo com uma população exponencialmente crescente? Há uma métrica sustentável para isso? 04/11/2015

Para começar, a primeira providência para acabar com a desigualdade econômica é, justamente, reduzir o crescimento da população. A segunda providência é aumentar a produção de bens e a terceira providência é promover a distribuição o mais equânime possível deles. Todavia essas três providências precisam ser tomadas em paralelo. Ou seja, não se pode esperar a consecução da primeira para promover a segunda e nem a da segunda para promover a terceira. É preciso já ir distribuindo os bens, enquanto se os faz crescer e enquanto se reduz o crescimento populacional. Todas as três requerem medidas a serem tomadas pelos governos mas, principalmente, requerem uma mudança de cosmovisão social e econômica a ser disseminada pelo processo educativo. Isso precisa começar já. Ou seja, as escolas já têm que ensinar aos estudantes que eles precisam reduzir a sua prole e incitar a todos que o façam. Que precisam aprender a compartilhar e aplicar seus ganhos na promoção de ganhos para mais pessoas. Que precisam inventar modos de aumentar a disponibilidade de bens para todos. São esses os três fatores que promoverão a prosperidade geral do mundo, isto é, o enriquecimento de todos e a abolição da pobreza, bem como da riqueza excessiva. Sem esses pré-requisitos não será possível a construção de uma sociedade ácrata, justa, aprazível, harmônica, fraterna, benfazeja, equânime, livre como se pretende que seja para todos. E isso tudo só será conseguido, por sua vez, com a erradicação total da ignorância e da burrice que campeiam na maior parte da humanidade. Quanto a fazer sentido lutar por essas metas, faz todo o sentido. Isso é, justamente, uma das metas de vida que mais significado pode dar à vida de cada pessoa: Pormover a igualdade. Bem como acabar com a ignorância.

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