Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Ernesto, por que é importante o estudo de todas as matérias no ensino médio? É que hoje fui confrontado com oposições diferentes desta, em que a ideologia era apenas estudar as matérias do curso que se pretendia cursar. 03/10/2015
Porque se você não tiver um conhecimento elementar de todos os assuntos vistos na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), você será um ignorante. Será uma pessoa que não sabe o que se precisa saber sobre o mundo, a sociedade, você mesmo, a natureza. Não importa o que você vá ser, profissionalmente, na vida, você precisa saber, pelo menos no nível do Ensino Médio (que é elementar), com razoável abrangência, mas sem profundidade, como funciona o mundo em todos os seus aspectos. A ignorância disso coloca a pessoa em séria inferioridade numa sociedade complexa como a nossa. O aprofundamento é que se dará na área específica em que a pessoa vá atuar ao longo da vida. Mesmo assim, eu considero que seja bom a pessoa se aprofundar um pouco em outros assuntos que não sejam os de sua especialização. Para mim é bom que tudo mundo entenda razoavelmente de arte, de música, de psicologia, de política, de economia, de estatística, de geografia, de história e, mesmo, de física, química, matemática, astronomia, cosmologia, biologia e outros assuntos, como culinária, corte e costura, marcenaria, mecânica, eletrotécnica etc. Não importa se ela vá ser um fazendeiro, um comerciante, um bancário, um advogado, um médico, um engenheiro, um corretor, um piloto, um militar. Todo mundo precisa estar por dentro de uma gama ampla e variada de assuntos para se situar bem no mundo em que está inserido. Pode-se argumentar que o tempo que se dispende em aprender essas coisas todas seria melhor dispendido aprofundando-se no entendimento específico do assunto em que se trabalha. Discordo! Não se vai tirar tempo de estudo do assunto a que se dedica para estudar outras coisas. Vai se dedicar mais tempo ao estudo, retirado do tempo de lazer. Isso compensa sobremaneira, inclusive porque, estudar e aprender é um imenso prazer e, também, um lazer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário