sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Quando vejo adolescentes desinformados comparando você a Olavo de Carvalho, me pergunto qual é o ponto de comparação. Um astrólogo, supersticioso, religioso, limitado e confuso... Do outro lado, você, com sua clareza e sua lucidez perceptíveis. Qual seria o ponto de comparação? O contraste? 24/02/2016

A questão é que Olavo, tendo muitos livros publicados e certa projeção na imprensa, passa a impressão de ser uma autoridade em Filosofia. De minha parte jamais tive tal pretensão. Apenas busco esclarecer a juventude sobre os pontos controversos e ignorados por eles, sem me colocar como dono da verdade. Todavia busco a verdade com grande empenho e, quando vejo alguém, como o Olavo, atropelar a verdade sem cerimônia, não posso me furtar ao dever de contestá-lo. De outra parte, há muitos seguidores do Olavo que considerem que ele seja um porta-voz da ortodoxia católica e, portanto, lídimo intérprete da doutrina e das escrituras católicas, consideradas por quem o seja, verdades supremas e incontestes. Então não admitem que, com uma mente livre-pensadora, discorde da Biblia, das palavras atribuídas a Jesus Cristo, dos ditos "Padres da Igreja" ou de Aristóteles, o grego pagão canonizado como um desses "Padres da Igreja". Esses seguidores têm uma grande aversão pela ciência, pois ela deita por terra grande parte das "verdades absolutas" que eles supõem que seja o que a Bíblia diga. E como sou muito mais confiante na ciência do que na Bílbia, eles têm uma grande aversão por mim. Mas eu vou levando a discussão com serenidade e baseada somente em argumentos. Espero conseguir convertê-los ao livre pensamento e a abandonarem qualquer ortodoxia, seja católica, seja judaica, sejam muçulmana, seja evangélica, seja budista, seja hinduísta. Isso não pode se admitir.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails