segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O senhor já leu algo de Marx, Engels e Lenin? Se sim, o que achou? Segue uma de Engels sobre o uso da autoridade: http://www.marxists.org/portugues/marx/1873/03/autoridade-pt.htm . Se puder comentá-la, seria ótimo. Grato.

Não concordo com Engels. Considero que o objetivo final do anarquismo seja, de fato, a abolição da autoridade. Mas isto não seria o resultado de nenhuma revolução, como penso que deva ser atingido o anarquismo, mas sim de uma progressiva conscientização das pessoas, que devem entender que a realização de projetos sociais de qualquer ordem precisa ter uma coordenação, escolhida por consenso e atuante a cada momento ou circunstância. Note que a ação de coordenar não é autoritária, pois não possui nenhum recurso de coação a quem a ela não se submeta. É a conscientização que fará com que as pessoas coordenadas cumpram as determinações dos coordenadores. Isto é algo muito difícil de se obter. Por isto é que dito que o anarquismo é uma situação ideal, de extrema educação e senso de ordem, dever, diligência e dedicação, só alcançada ao fim de vários séculos de educação. Mas não pode ser por meio de revolução nenhuma, pois, nesse caso, pessoas ainda mandarão umas nas outras, só ocorrendo a substituição de quem seja a autoridade. O socialismo e o comunismo ainda são regimes que pressupõe governo e autoridade, não sendo, pois, anarquistas. Acho que não são boa coisa e que o anarquismo será atingido não pela via socialista, mas, pelo contrário, por uma exacerbação do liberalismo capitalista até que toda pessoa seja patrão e ninguém seja empregado de ninguém, nem do governo, mesmo que seja operário. A abolição do dinheiro e da propriedade também precisam vir de forma tal que eles deixarão de existir por absoluta falta de necessidade.

Ask me anything

Um comentário:

Jânio Lima disse...

Penso fortemente que não a mais lugar para o anarquismo seja ele individualista ou socialista, o capitalismo exarcebado tomou conta dos seres humanos e cada vez se fortalece com a vontade de poder que se apondera odo ser humano. Infelizmente estamos fadado a viver dentro da opressão em poder dos mais fortes. Abraços prazer ler-te.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails