quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Eu não acho mais fontes para a sua afirmação de que é só "campo, radiação e matéria". Todo lugar que eu vou tem escrito que é materia e energia.

Energia não é um conteúdo do Universo. Não é uma entidade. Isto é um grande equívoco. Energia é um atributo dos conteúdos. Não existe "energia". O que existem são coisas que possuem energia. A própria "Energia Escura" é uma propriedade de algum campo ainda desconhecido, que alguns chaman de "quintessência". Não há como se ter energia que não seja uma propriedade de algum sistema de coisas concretas, como matéria, radiação ou campo. Sé essas coisas possuem energia. Energia é como massa, força, velocidade, carga, cor, volume. Não são coisas, são propriedades de coisas. Campo, matéria e radiação são entidades constitutivas. Os sistemas físicos são feitos disso. É o seu conteúdo. E eles podem possuir energia, como massa, carga, spin. Mas não "são" nada disso. Eu não sou feito de peso, nem de altura, nem de temperatura. Mas eu tenho todos esses atributos. Energia é assim. Eu não sou feito de energia. Eu possuo energia, como possuo peso, possuo altura.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails