sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vivemos em um mundo hipócrita?

Extremamente. A facilidade com que as pessoas mentem é assustadora. Dizem que o fazem por educação. Para mim, ser educado é ser verdadeiro. Quantas desculpas são dadas inventando-se mentiras. Fale-se a verdade, porque não? Se não se puder dizer a verdade, então não se dê desculpa e faça-se o que é pedido. No comportamento moral, então, a coisa e escabrosa. Pessoas defendem posturas e atitudes que, em sua prática pessoal, não cumprem. Isto é notável no relacionamento conjugal. Quantos homens defendem a fidelidade conjugal e a traem às escondidas. Mulheres também. Se se quer ter relacionamentos extra-conjugais, então porque não se diz ao outro cônjuge que vai mantê-los, antes de começar? Se o outro não concordar, que se separe, ou que se desista do extra. Mas, qual o problema em aceitar? De ambos os lados, pois não se pode admitir um homem que pretenda ter um segundo relacionamento sexual que não permita à esposa que também o tenha. Acho isto tranquilo. Nos negócios a mesma coisa. Parece que a verdade é um estorvo, algo a ser evitado. Ora, se o lucro depender de alguma mentira, há que se ter prejuízo, pois, senão, o lucro é imoral e indevido. Na política, então, nem se diga. Por isso é que nenhum partido me aceitaria como candidato, pois não falo mentira, mesmo que isto prejudique o meu partido e a mim mesmo. Tá errado... tá errado! Doa a quem doer, inclusive a mim mesmo. Nos órgãos colegiados da Universidade de que participei, cansei de desmascarar propostas aparentemente boas que escondiam intenções escusas. Então eu as explicitava e pedia para constar em ata que a aprovação da proposta teria tal consequência danosa. Geralmente não era aprovada. Mas eu ficava malquisto, e o pior, por todos os lados, pois em não protegia quem me elegeu, se pleiteasse algo danoso ao bem comum. Mas, em todos os cargos que exerci, a maioria me queria bem, pois sempre defendi os direitos legítimos de qualquer facção. Mas sempre exigi dedicação, competência, diligência e lealdade, mas lealdade à verdade, antes de tudo. Hipocrisia é um mal que precisa ser extirpado a todo custo, mesmo ao custo de se ir para a cadeia. Como? Denunciando sempre, especialmente os poderosos. Perigoso? Sim, mas se não se enfrentar isto, não consertaremos o mundo. E é para isto que vivemos.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails