terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Prof,o q vc teria a dizer sobre o fato de vermos cientistas sérios interessando-se por misticismo?Digo,profs.de biologia q são criacionistas,astrônomos q creêm em astrologia,matemáticos em numerologia,e por aí vai?(Acho algo lamentável)

O que eu penso é que essas pessoas, mesmo que sejam bem intencionadas, não possuem um conhecimento realmente vasto e profundo do assunto com que trabalham. E também não filosofam sobre ele. Isto é importantíssimo. Todo cientista e professor tem que, antes de tudo, filosofar. É essencial para o exercício de sua atividade. Aliás é essencial para tudo na vida. Filosofar é refletir sobre as descrições que são feitas da realidade, criticá-las, submetê-las ao crivo da razão e da experiência, buscar tudo o que outros já disseram a respeito e, então, tirar a própria conclusão. Não se pode aceitar nada porque quem disse tem alguma autoridade para fazê-lo. Nada pode ser aceito sem exame, seja o que for. E essas disciplinas esotéricas e místicas, como astrologia, numerologia, criacionismo e outras similares não resistem a um exame criterioso de seus fundamentos e a um cotejo experimental de seus resultados. Também deploro que professores e cientistas possas ter tais concepções. Meu trabalho é demovê-los de tais crendices. Mas isto é desgastante. Ainda bem que não me importo com meu desgaste.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails