sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que você pensa a respeito de psicografias? E sobre o espiritismo? Essa é a única coisa que consegue, de alguma forma, me fazer acreditar na existência de Deus. Argumente coisas que possa contrariar isso, pois eu sei que ele não existe.

Para mim psicografia é fraude. Tudo o que Chico Xavier escreveu é de sua própria lavra. Espíritos não existem, até que me mostrem de forma cabal e inquestionável que existam. Daí decorre que reencarnação não acontece, pois para que aconteça há que haver espírito que reencarne. Mas a existência de espíritos e de Deus são fatos independentes. Pode ser que existam espíritos e não exista Deus nenhum, assim como pode ser que exista algum Deus e não existam espíritos. Tais assuntos não são falseáveis, cientificamente falando. Se bem que esse critério de falseabilidade não é uma necessidade imperiosa, mas um indicador da validade da explicação. A questão é que não me consta que haja nenhum experimento controlado para verificação da existência de espíritos, indepedentemente de qualquer crença a respeito.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Um comentário:

Enfant Terrible disse...

Caro Ernesto,
existem evidências bem fortes da existência de espíritos através da mediunidade e da reencarnação. Posso citar as pesquisas mediúnicas com a médium Leonora Piper - que foi inclusive citada na Enciclopédia Britânica e na revista Science como uma médium autêntica - e a médium Gladys Osborne Leonard. Um artigo bem recente que dá uma validada na mediunidade é esse: Kelly EW, Arcangel D. An investigation of mediums who claim to give information about deceased persons. J Nerv Ment Dis. 2011 Jan;199(1):11-7.
Quanto a reencarnação, há as pesquisas de Ian Stevenson, Erlendur Haraldsson, Antonia Mills e Jim Tucker, que também possuem experimentos controlados. Como exemplos de experimentos controlados nas pesquisas de reencarnação posso citar 2 casos, o de Gnanatilleka Baddewithana e o de Ma Choe Hnin Htet, ambos com resultados positivos. Outro forte forte caso, publicado em 2005, é o de Kemal Atasoy.
No entanto, concordo que isso não quer dizer que Deus exista. De fato, considero que não existe. Mas o mesmo não digo em relação a espíritos, justamente por causa dessas pesquisas, que trouxeram evidências muito fortes.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails