segunda-feira, 4 de abril de 2011

Professor, o anarquismo pra mim é um modelo político perfeito, mas praticamente impossível de ser aplicado hoje em dia, pois exigiria uma moralidade que tá muito a frente do nosso tempo... Eu falo de senso de coletividade, solidariedade, etc. Estou certo?

Sim. Não penso em anarquismo hoje, de forma nenhuma. Mas penso que se deve iniciar um projeto para se chegar lá em alguns séculos. Exatamente cultivando a solidariedade, a cooperação, o desprendimento, a generosidade, a justiça, a diligência, a operosidade, a retidão, o entendimento, a paz, enfim, a virtude, em todos os aspectos. Isto não significa deixar a alegria de lado, de forma alguma, pelo contrário. Como fazer? Para começar e nunca esmorecer: Educação, educação, educação. Além disso, que as pessoas imbuídas desse ideal tomem atitudes positivas nesse sentido, como realizar trabalhos comunitários gratuitos e começar a fazer muita coisa de graça, uns pelos outros. Tomar a iniciativa de resolver os problemas da rua e do bairro por conta própria, sem chamar a prefeitura. Com isso, aos poucos, o governo vai se tornando desnecessário, bem como o dinheiro. Mas, enquanto há governo, participar dele para implementar medidas cada vez mais anarquistas por meio de leis, até que as leis não sejam mais necessárias, pois ninguém vai fazer nada errado. E difundir essas idéias nas escolas, em palestras, na internet, em revistas e jornais e assim por diante.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails