segunda-feira, 4 de abril de 2011

Qual a diferença entre antimatéria e matéria escura?

Antimatéria é uma matéria feita de partículas com as cargas invertidas, isto é, prótons negativos e elétrons positivos. Sob os demais aspectos é inteiramente igual à matéria. Podem haver galáxias totalmente feitas de antimatéria, mas é improvável. Uma partícula de antimatéria e sua correspondente de matéria, ao interagirem, aniquilam-se mutuamente, transformando-se em fótons (que não tem anti-partícula), que carreiam toda a energia proveniente da massa de repouso da partícula e da antipartícula. Na formação do Universo, nos primeiros instantes, logo que a temperatura baixou, o campo indiferenciado primordial quantizou-se em partículas e antipartículas, que se aniquilavam e eram produzidas novamente o tempo todo, de modo que o Universo inteiro era como o interior de uma única estrela. 380 mil anos depois, a temperatura caiu o suficiente para não haver mais formação de pares e, então, os fótons se libertaram, tornando o Universo transparente. Esses fótons vagam pelo Universo até hoje, como a radiação cósmica de fundo, que você capta na televisão quando não está sintonizando canal nenhum. Como há uma pequena diferença no tempo de decaimento de uma partícula e de sua antipartícula, nem todas conseguiram se transformar em fótons, sobrando um resíduo de matéria sem antimatéria correspondente, de um bilionésimo do total original, que é a matéria que existe hoje.
A matéria escura é simplesmente matéria que não emite luz, que existe no Universo, especialmente no interior de galáxias. É constituida de estrelas apagadas, planetas, poeira, gases, neutrinos e partículas exóticas, como axions e neutralinos. Atualmente representa 23% do total de massa-energia do Universo.
Além disso considera-se que exista a chamada "energia escura", nome inapropriado para um campo que permeia uniformememtne todo o Universo. Esse campo seria o responsável pela aceleração da expansão do Universo, em oposição à desaceleração que o conteúdo material e energético, incluindo a matéria escura, provoca. Enquanto a matéria (clara e escura) provoca o encurvamento do espaço-tempo, esse campo provocaria o seu desencurvamento. Sua natureza é desconhecida, mas o nome de "energia escura" é inteiramente desapropriado, pois "energia" não é uma entidade e sim um atributo de entidades.
Veja isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dark_matter
http://en.wikipedia.org/wiki/Dark_energy

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails