O ateísmo, como costuma ser apresentado, é culpado de se mostrar impalatável para muita gente. Porque apenas se fixa em denegrir as religiões e não em mostrar que é muito melhor, mesmo nos aspectos em que as religiões são boas, como na solidariedade humana, no fomento da prática da virtude e na consolação para as aflições, sem falsas ilusões nem mentiras sobre o auxílio divino, a beatitude ou a danação eternas. Não se pode imputar ao cerne das religiões o comportamento prevaricador, sexual ou econômico de muitos de seus mentores. Há que se mostrar a improcedência de seus fundamentos doutrinários e propor a alternativa mais honesta, coerente, justa, solidária, isenta de interesses e filosoficamente bela que é o ateísmo. Todo aquele que for convenientemente apresentado à proposta ateísta, de forma clara e convincente, não tem como escapar de ficar por ela balançado e ter a semente da dúvida implantada em sua mente. Só lhe falta dar o salto epistemológico que lhe libertará das amarras escravizantes da fé, permitindo-lhe encarar a vida na plenitude de sua beleza e singularidade, com alegria, sem falsas esperanças, mas com a confiança em si e no resto da humanidade. O ateísmo não pode ser culpado de muitos crimes que lhe são atribuídos, pois não foi em por ele que foram cometidos, mas sim pelos desígnios funestos de quem dele se valeu para promover o mal, como também as doutrinas das religiões não podem ser culpadas pelos crimes que, em seu nome, foram perpetrados.
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