domingo, 25 de dezembro de 2011

E verdade que toda atividade mental possui correlação com a inteligência geral tambem denominada de fator g?

Em si, a atividade mental ocorre tanto em pessoas burras quanto em inteligentes. O que diferencia é que, nas inteligentes, ela é feita de forma muito mais proveitosa, tanto em eficiência quanto em eficácia. A inteligência, como capacidade de solucionar problemas com efetividade (eficácia e eficiência) pode ser compreendida sob vários aspectos, como lógica, verbal, espacial, motora, relacional, emocional, musical e outros. O fator "G" é a presença da inteligência, globalmente, em todos os aspectos. Isto é, quem é mais inteligente em um deles, geralmente também o é nos outros. Isso é facilmente percebido nas escolas, em que os bons alunos em uma matéria costumam ser em todas, tirando ótimas notas, estudando pouco. E, geralmente, gostam de estudar, mas estudam outras coisas, que não são exigidas pela escola. Além de tocarem violão, fazerem serviços assistenciais, serem charmosos e cativantes para as garotas ou vice-versa, nas meninas, estarem o tempo todo ocupados com mil tarefas e darem conta de todas, não terem a mínima preguiça, e serem, até, bonitos. Isso é de dar inveja a muita gente, mas é um brinde da genética que não há como se escolher quem vai ganhar. Infelizmente nosso sistema educacional pouco pode fazer para aproveitar esse potencial dos superdotados e encaminhá-lo para o benefício da sociedade. O que não se pode fazer é criar uma situação de bajulação que leve a pessoa a se envaidecer e se tornar pernóstica. Porque, mais do que a inteligência, é o caráter que confere valor a uma pessoa. Ser muito inteligente não é mérito pessoal, como ser muito bonito(a). É preciso modéstia em aceitar, de forma assertiva, isto é, sem se desculpar, suas qualidades com naturalidade e delas fazer uso para proveito pessoal e coletivo, criando em torno de si uma situação de empatia, que envolve uma admiração sem inveja e sem rejeição. Para tal há que se ser bondoso, prestativo, solidário, camarada, sem, contudo, transigir com princípios éticos e, principalmente, lutar pelo prevalecimento do bem acima de tudo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

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