domingo, 25 de dezembro de 2011

Qual sua visão sobre a evolução tecnológica que trouxe males a humanidade como a invenção de armas nucleares, do homem primitivo ao moderno grandes conquistas foram realizadas, porem o grande nível de destruição ocasionado por artefatos tecnológicos? .

Apesar da possibilidade do progresso científico e tecnológico poder ser usado para o mal, isso não o invalida e seus benefícios são muitos maiores. O conhecimento, em si, é um bem preciosíssimo, não importa como seja usado. O mal uso que se faz dele não provém dele, mas de quem o usa. Não se pode rejeitar nenhum conhecimento porque possa ser mal usado. É preciso controlar o seu uso. Por isso a sociedade tem que estabelecer meios que impeçam que isso se dê. E o melhor de todos é, justamente, a disseminação global do conhecimento, da instrução, da educação. Em todos os segmentos da sociedade, de modo que ninguém seja ignorante e o povo possa intervir, impedindo os governantes e as grandes corporações, de fazerem uso do conhecimento em detrimento do bem estar da humanidade. Quanto mais conhecimento, melhor, sobre todos os assuntos, por todas as pessoas. Só que, não só científico e tecnológico (que é imprescindível para todo mundo, para compreender as propostas e as ocorrências) , mas também filosófico, artístico, cultural, humanista e moral. Apenas de posse de um vasto cabedal de saber, as pessoas poderão ter o discernimento de rejeitarem as mentiras políticas, religiosas, intolerantes, nacionalistas, com que os poderosos buscam obter a adesão do povo a seus propósitos inconfessáveis de riqueza e poder, mascarados de nobres causas patrióticas, humanitárias ou transcendentais. Os ignorantes caem na conversa. Da mesma forma, falsos profetas procuram convencer o povo de que o estão defendendo dos oportunistas poderosos, quando eles mesmos é que são os oportunistas, como os burocratas do Partido Comunista na extinta União Soviética. Educação... educação... educação,,, é a solução para abrir o olho do povo para esses aproveitadores de todos os lados do espectro político, econômico e religioso. Isso é a função da classe do magistério, a que me orgulho de pertencer. Mas deploro aqueles mestres inimigos do saber, que têm ojeriza de tudo que seja difícil, complicado, trabalhoso, demorado. Esses denigrem a categoria. Tem-se que levar os estudantes a querer enfrentar o desafio de saber com garra e disposição, sem a mínima preguiça. Só assim teremos uma humanidade culta, inteligente, sensível, responsável, decidida, virtuosa e diligente, como precisa ser, pois inteligência, sensibilidade, caráter, decisão, vontade e determinação também se cultivam. E é para isso que a escola existe.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

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