domingo, 25 de dezembro de 2011

Seria impossivel diante da eternidade material (mesmo que ela eternamente mude de forma) a minha consciência nunca voltar a repetir de novo? preste bem atençao, eu disse ETERNIDADE da matéria, e dentro dessa eternidade nada se repete?

Considerando a infinidade do espaço e a eternidade do tempo, seria possível conceber que qualquer ocorrência possa se dar, entre elas a repetição de algo que já ocorreu, como a minha existência? Não necessariamente, veja porque. O conjunto de todos os subconjuntos de um conjunto infinito possui uma cardinalidade superior a esse conjunto. Isso eu mostro em um trabalho que escrevi:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=114
Se o espaço-tempo for quantizado, sua cardinalidade é a dos números naturais, mas se não for, é a dos números reais. De qualquer modo, uma sequência de ocorrências é um subconjunto do conjunto de ocorrências do espaço-tempo, que tem uma bijeção com as quadras de coordenadas espaço temporais. Então o conjunto desses subconjuntos tem muito mais elementos, isto é, é um infinito de ordem maior do que o conjunto dos eventos. Isto significa que, todas as possibilidades de séries de ocorrências são mais do que podem caber dentro da sequência de ocorrências. E o surgimento e a manutenção de minha consciência é uma sequência de ocorrências. Isto significa que, mesmo sendo infinitas as possíveis ocorrências, não é garantido que venha a se dar novamente a mesma sequência que me faz ser eu.
Mas não impede que ocorra. Se ocorrer, contudo, será outra, e não a mesma, mesmo que seja idêntica. Ou seja, aquele novo eu não terá ligação nenhuma com o atual eu. Portanto não é o mesmo. Isto é, cada eu é único.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails