Inteligência e conhecimento são completamente distintos. Uma pessoa pode ser muito inteligente e ignorante ao mesmo tempo, mas, para ter muitos conhecimentos é preciso certa inteligência. Inteligência é a capacidade mental de solucionar problemas com rapidez, eficiência e eficácia. É a capacidade de fazer abstrações e raciocinar, bem como de ter diferentes habilidades, de forma excelente. Isso, em parte, é genético, de modo que não se pode dizer que é nenhum mérito pessoal. Mas pode ser aprimorada ao longo da vida, como pode ser diminuída. Só que isso não tem nada a ver com estudo e sim com o enfrentamento de desafios e o treinamento de conexões multisensoriais. Quem cuida disso é a Neuróbica. Exercícios neuróbicos estimulam a formação de sinapses entre os neurônios, que é o que aumenta a inteligência. Para tal é preciso se dedicar a resolver desafiantes e complicados problemas e utilizar dos sentidos e do corpo de modo não usual. Como comer com a mão não dominante, banhar-se e verstir-se de olhos fechados. Andar de fasto. Ver as horas com o relógio invertido. Resolver sodoku, quebra cabeças, enigmas, palavras cruzadas, cubo de Rubik e coisas assim. As escolas deviam dar esse treinamento aos estudantes como conteúdo curricular. Uma vez estimulada a inteligência há que se adquirir conhecimentos. Isso se faz pela leitura e pelo estudo, mas, principalmente de um modo ativo, isto é, estudando para escrever um livro, dar aula, montar um projeto, construir algo. Só o estudo passivo não resolve, porque não atribui significância ao conteúdo. Mas é preciso, também. Quem quiser deixar de ser burro e ignorante tem que abandonar completamente a preguiça e meter a cara várias horas por dia a vida toda. Nada de dormir muito nem ficar à toa. Tem que ver pouca televisão (melhor nenhuma), pois a televisão é o aparelho de emburrecimento máximo. E ler, ler, ler muito.
Quanto ao aprendizado, há uma questão fundamental. Tudo o que se absorve é armazenado no hipocampo, a memória de curta duração. Durante o sono o cérebro transfere para o córtex, de longa duração, o conteúdo que ele achou ser significativo. E qual é esse? O que envolveu emoção, ação ou foi reforçado. Por isso é importante gostar do que se estuda, ensinar o que se quer aprender e, exercitar o assunto, relendo e respondendo questões, fazendo exercícios e resolvendo problemas, NO MESMO DIA, antes de dormir. Senão fica perdido. Mas sempre se tem a opção de continuar burro e ignorante.
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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Professor, qual a sua opinião sobre inteligencia e conhecimento? Uma pessoa "burra" pode passar a ser inteligente depois de muito estudo, ou inteligencia é um dom? Existe pessoa burra, ou a burrice é apenas a ausencia de conhecimento?
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