sexta-feira, 6 de abril de 2012

É possível espíritos existirem ou não? Chico Xavier era uma pessoa tão boa e caridosa, um exemplo de ser humano, mas se ele acreditava que tais existiam ele era um charlatão ou uma pessoa com problemas psicológicos? O que pensa do espiritismo?

Não digo que seja impossível, mas muito improvável. Não conheço experimentos controlados que demonstrem inequivocamente que existem. As ditas manifestações são subjetivas. Quanto a Chico Xavier, tenho informações que grande parte do que se atribui a ele são encenações teatrais. Para mim era um charlatão. O espiritismo é uma doutrina completamente fantasiosa e sem nenhum fundamento. Baseia-se em crenças mitológicas hinduístas, corporificadas por Allan Kardec numa fusão com o cristianismo. Nada comprovado, contudo. Assim penso, por tudo que sei e já vi. Veja isto:
http://www.youtube.com/watch?v=MunDUGqX9Kc
http://www.youtube.com/watch?v=7YJXSSlSHgo
http://www.youtube.com/watch?v=tkBMFm3fPr0
http://www.youtube.com/watch?v=XQL9sEJ1g2c
http://www.youtube.com/watch?v=7mWlsh2nW2s
http://www.youtube.com/watch?v=Ocq76hcdC7k

Nesses vídeos tem, ao lado, links para outros vídeos que contestam Chico Xavier.

Play

Play

Play

Play

Play

Play

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

3 comentários:

Bruno disse...

Como é dar sua resposta alegando não existirem comprovações cientificas sobre a espiritualidade citando, contudo, fontes tão rastaqueras?
Poupe-nos desse tipo de informação "googlada". Mais útil seria de sua parte um pouco de pesquisa no assunto, antes sair distribuindo esses tipos de informação falaciosa.

As Muitas Vidas ... disse...

O conceito de espírito ou alma surgiu quando o homem primitivo começou a interpretar o sonho como uma entidade que habitava nosso interior. Surgiu então o animismo, de alma ou espírito, entes imaginários, pois o que temos de imaterial é a nossa consciência, o pensamento, a imaginação, a mente, mas gerados por nossa própria condição biológica.
Assis Utsch (autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)
Sobre a idealização de espíritos ou almas, podem-se ler muitas obras, como Mitos da Religião (Oliveira Martins), As Máscaras de Deus (Joseph Campbell) e muitas outras.

As Muitas Vidas ... disse...

Falacioso é o que está dizendo esse Bruno. Bem, ele deve sofrer de autoengano e de outras compulsões ainda mais graves.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails