segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sua opinião sobre esquerdismo e esquerdistas.

Comparando as propostas do que se chama de direita e de esquerda, sou um esquerdista. Por esse diagrama pode-se ver que a proposta esquerdista é muito melhor:
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/wp-content/uploads/2011/06/infografico_esquerda-direita.jpg
No entanto não concordo com a concentração de poderes econômicos nas mãos do governo. Para mim o governo (até que desapareça) tem que controlar e normatizar. Mas as atividades econômicas devem ser privadas. Mas socializadas, isto é, com a propriedade compartilhada pelos trabalhadores e investidores externos de forma totalmente pulverizada, sem concentração nas mãos de ninguém. Isso seria uma espécie da "Microcapitalismo" em que todo empregado se torna patrão, não havendo assalariados. Todos os trabalhadores compartilham o lucro da empresa. O governo, contudo, para atender a necessidades sociais, deve intervir, promovendo transferência de lucro para empresas deficitárias que façam produtos ou prestem serviços de patente necessidade social. Alguns serviços devem ser estatais, como a defesa, a diplomacia, a segurança, a justiça, a educação e a saúde. Nesses casos não se teria atividade privada. Mas o gerenciamento dessas atividades tem que ser empresarial. Isto é, nada de estabilidade para incompetentes e sanguessugas.
Quanto aos esquerdistas eu vejo duas categorias: os idealistas e os aproveitadores. Dentre os primeiros eu me enquadro, mas os segundos eu desprezo. São aqueles que querem derrubar o capitalismo só para se apoderar do butim em benefício pessoal. Há muita gente assim no movimento dos sem terra, por exemplo. São espertalhões que não têm compromisso nenhum como o bem do povo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails