sábado, 7 de abril de 2012

Ernesto, tava vendo alguns artigos seus sobre ateísmo e agnosticismo, e pelo que eu entendi, o senhor acha que são excludentes os termos ou estou enganado, tipo o senhor disse: "eu já fui agnóstico, agora eu sou ateu cético" não pode ser os dois?

Sim, são excludentes mesmo. O agnosticismo é a postura de se considerar que a existência ou não de Deus é impossível de ser verificada. O ateísmo considera que é possível sim. O ateísmo dogmático ou forte considera que isso já está provado e, portanto, tem certeza da inexistência de Deus. O ateísmo cético ou fraco considera que não há provas concludentes a favor e nem contra, mas que os mais fortes indícios são contra a existência de Deus e assim o considera, mas também considera que seja possível estar errado. Mas não considera que seja impossível uma deliberação, como os agnósticos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails