1. Acho que órgãos devam ser doados e não vendidos. Para isso sou um doador. Mas acho que, no caso de necessidade, para que a pessoa não venha a morrer, que se recorra à sua compra. Se o vendedor o fez por uma situação de extrema carência, como para não deixar os filhos morrerem de fome, não posso reprová-lo. Não acho que seja anti-ético, mesmo que possa ser considerado imoral.
2. Quanto à alma, não vejo como vendê-la e nem comprá-la, uma vez que não existe.
3. Não acho que medicamentos de tarja negra possam ser vendidos sem receita e, acho mesmo, que muitos que não a têm deveriam tê-la. Só que seria preciso que a saúde pública fosse exemplarmente disponibilizada para o povo, em postos de bairros e com equipes de atendimento domiciliar, com paramédicos para fazer uma triagem. Aliás, acho que a medicina toda só poderia ser exercida como uma atividade pública, sem a existência de atendimento particular, nem em consultórios, nem em ambulatórios, nem em hospitais. Assim, ricos e pobres só teriam o SUS e pronto. Aí ele se tornaria eficiente e eficaz. Os médicos todos seriam funcionários públicos, em um sistema de saúde do tipo militar. O mesmo acho que teria que acontecer com a educação.
4. A princípio sim. Talvez a maconha não. Mas ainda não estudei profundamente o assunto. Quanto ao tabaco, para mim deveria ser fortemente desencorajado por um preço exorbitante e pela cessação de todo financiamento à plantação de fumo, à pesquisa de sua melhoria agronômica, por uma sobretaxação escandalosa ao produto, de modo que as indústrias de cigarro, charuto e fumo para cachimbo mudassem de ramo, bem como os fazendeiros que plantassem tabaco. Paralelamente o contrabando teria que ser fortemente reprimido, com um rigor extremo. Aliás, todo contrabando. Com punições rigorosíssimas, especialmente de agentes governamentais envolvidos.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário