Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Professor, no experimento da fenda dupla o que influencia o resultado é o instrumento de medição ou a vontade do observador? Hoje vi um professor de física dizendo que era a vontade do observador, mas eu sempre havia lido que eram os instrumentos de mediç
A vontade do observador não influencia resultado de experimento nenhum. Isso é uma balela. É uma interpretação errônea que alguns físicos fizeram, a partir da própria opinião de Bohr e Schrödinger, especialmente difundida pelas obras de Fritjof Capra e Amit Goswami. O resultado pode ser observado por instrumentos detectores sem nenhuma consciência presente ao experimento. Mas também não é devido ao instrumento de medição. Trata-se de um comportamento intrínseco da natureza, que é a dualidade onda-partícula. Todo sistema se comporta como partícula na interação com outro e como onda em sua propagação pelo espaço. Simplesmente é assim. Tentativas de explicação que pretendem preservar a noção da causalidade como uma necessidade, como a hipóteses das variáveis ocultas, de Bohn, se mostraram errôneas. Não se sabe a razão pela qual a natureza é como é e não de outro modo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário