segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Professor, por favor faça um breve resumo sobre a maçonaria. Estou em uma discussão com pessoas que ainda acreditam que se trata de uma ordem ruim ou até mesmo uma religião. Vindo de mim não vão se convencer do que realmente se trata.‎ Bruno Crispim

Não gosto nada da Maçonaria, mas não tenho conhecimentos grandes sobre ela. Sei que não é uma religião e nem é "do mal", nas não gosto de que seja hermética e esotérica, isto é, cultiva conhecimentos reservados apenas aos "iniciados". Para mim todo conhecimento tem que ser divulgado para que todos tirem proveito. Além disso, ele promove uma ajuda mútua apenas entre seus seguidores. Acho que a solidariedade e o auxílio mútuo têm que ser estendidos a todo mundo. Outra coisa que não gosto é o seu caráter ritualístico, com toda uma liturgia, isso sim, parecido como uma religião. Jamais me filiaria à Maçonaria. Além de que minhas concepções anarquistas não apreciam o tipo de hierarquia que existe lá. Outro aspecto que discordo dela é sua concepção teísta do Universo e sua não aceitação do ateísmo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails