Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 5 de janeiro de 2014
No seminário da Educomunicação, Direitos Humanos e Paz nas Escolas, entrevistei um professor da federal que diz o seguinte: "Hoje as escolas educam para o consumo e para a competição, porém, é necessário educar para a vida!" Walter Ude - Você concorda com a afirmação do professor?
Plenamente. Tem que educar para a colaboração, para o bom caráter, para ser criativo, solidário. Para aprimorar a inteligência, a sensibilidade, a vontade, o auto-controle, a crítica, a reflexão, a contestação. Por isso é que Filosofia é importantíssimo. Mas não a História da Filosofia e sim aprender a filosofar. E nas demais matérias, o importante não é saber resolver questões de vestibular e do ENEM e sim compreender o Universo, a realidade, a sociedade, a pessoa humana, a natureza. Saber agir dentro disso tudo com sabedoria. Essa concepção atual da educação é totalmente idiota. Claro que tem que saber logarítmos e análise sintática. Mas e a semântica? E um vocabulário extenso? E o traquejo dialético, lógico, argumentativo, retórico? E a cultura geral, artística, artesanal, tecnológica? Quem sai do colégio tendo aprendido a cozinhar? A cultivar? A gerir suas finanças? A fazer consertos elétricos e hidráulicos na sua casa? A dirigir carro? A falar inglês pra valer? A programar uma página da WEB? A demonstrar teoremas inéditos? A discutir todas as religiões? E entender a origem do Universo? O surgimento da vida? A criar os filhos? A fazer sexo gostoso? A respeitar o próximo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário