Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 5 de janeiro de 2014
Professor, alguns animais (os que possuem autoconsciência) podem ser considerados pessoas, não? Pessoalidade não se limita ao ser humano. Até mesmo Deus ou seres alienígenas poderiam ser pessoas.
Claro que são pessoas, pois possuem personalidade. Deus, caso exista, na concepção teísta, seria uma pessoa. Alienígenas, dependendo de seu nível de consciência, seriam pessoas também. Neandertais eram pessoas. Mesmo alguns animais atuais são pessoas, como chimpanzés, golfinhos, até papagaios. Até cães, gatos e cavalos, por exemplo, têm personalidade. Cada um é uma pessoa distinta. Claro que bactérias ou minhocas não são. Mas há alguns que ainda fico na dúvida se são, como ratos. Você pode dizer que um animal é uma pessoa se ele exibe características individualizadas de comportamento, típicas só dele. Como tenho dez cães, sei que são pessoas. Sei que pensam, que tomam decisões, que sofrem tristeza e alegria e muitas características mentais que revelam que possuem inteligência, vontade, sensibilidade, consciência e personalidade (temperamento, caráter).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário