Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Como explicar o que é comunismo para uma pessoa leiga no assunto? aA maioria delas acha que ser comunista é algo ruim. 24/12/2015
Comunismo é uma situação econômica em que a sociedade se estabelece de modo tal que a posse dos meios de produção e de serviços, bem como da produção e dos serviços, não esteja nas mãos de grupos mas sim da coletividade em geral. Ou seja, ninguém é dono de nada, tudo é compartilhado por todos. Nem o governo (se houver) é dono de nada. Então não existem empregados e nem salários. Todos (se houver dinheiro) compartilham do lucro das atividades de que se ocupam. A gestão também é coletivizada, por delegação de gestores pelos envolvidos. Também não há a propriedade das habitações, de veículos e bens mais valorizados. Eles são coletivos. Longe de ser algo ruim, isto é, realmente, uma maravilha. Assim é que o mundo tinha que ser. Melhor ainda se essa situação econômica for, paralelamente, acompanhada da situação política da anarquia, isto é, da ausência do estado e seu governo. Então se terá o paraíso na Terra. Isso, contudo, não é nada fácil de se conseguir, pois requer, antes de mais nada, uma mudança completa da mentalidade, isto é, da cosmovisão das pessoas. O anarco-comunismo requer um mundo de pessoas completamente virtuosas, desprendidas, altruístas, sem nenhuma preguiça, sem nenhuma cobiça. Por isso é que vai custar a ser alcançado, já que não há como ser implantado por revolução nenhuma, mas apenas por evolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário