Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Professor, se o comunismo tem diferenças do socialismo, porque as pessoas confundem tanto?E ainda pior, porque alimentam e propagam tanto ódio com as pessoa simpatizantes do comunismo? 26/12/2015
Porque, originalmente, o socialismo foi engendrado para ser uma etapa intermediária para o atingimento do comunismo. Segundo Marx, seria preciso uma revolução em que o poder seria tomado pelos que representariam o proletariado e instaurado uma ditadura socialista em que o estado tomaria a si a propriedade dos meios de produção e de serviços, bem como a produção e os serviços, acabando com a propriedade privada e com a burguesia e a elite, transformando todos em proletários e empregados do governo. Esse governo seria gerido pelo "Partido Comunista", que, de fato, não era comunista e sim socialista. Nos países em que tal situação se estabeleceu, como na União Soviética, a burocracia do Partido Comunista tomou a si o papel antes exercido pela aristocracia e pela plutocracia. E continuou a oprimir o povo tão ou mais do que antes. Décadas se passaram e o sistema socialista provisório jamais conseguiu se tornar comunista. Para isso seria preciso que a posse dos meios de produção e de serviços, bem como a produção e os serviços, passassem às mãos do próprio povo, acabando com a estatização da economia e fazendo com que os trabalhadores deixassem de ser empregados do governo e se tornassem donos dos empreendimentos em que trabalhassem. Mas isso jamais ocorreu. O que aconteceu é que todo mundo, então, passou a considerar esse socialismo estatal e totalitário como se fosse o próprio comunismo e, certamente, abominou. Então se se diz que se é a favor do comunismo, as pessoas acham que se é a favor da estatização da economia e de um regime político totalitário, o que o comunismo, absolutamente, não é nada disso. Comunismo pode ser anárquico, como acho melhor que seja, mas pode ser, perfeitamente, democrático. E não significa que se abole o capital e sim que o capital não fica concentrado nas mãos de alguns, sendo a maior parte trabalhadores assalariados. No comunismo não há trabalhadores assalariados. Todos são sócios. Todos são patrões. Não se acaba com a burguesia e sim com o proletariado, transformando todos os proletários em burgueses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário